RSS

A Vida Eterna e as Amputações Humanas

13 jun

No dia 14 de maio de 2013, os principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo trouxeram à pauta a discussão sobre a decisão atriz americana Angelina Jolie em realizar uma dupla mastectomia preventiva, ao realizar teste genético que revelou 87% de chance de Angelina contrair um câncer de mama.
O tema atraiu a atenção das pessoas pela elevação das estatísticas que atestam o alcance da doença a mulheres cada vez mais jovens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência desse tipo de câncer entre mulheres com menos de 35 anos cresce rápida e progressivamente, e revela outros dados assustadores acerca do número de mortes como resultado dessa doença.

Ao tomar conhecimento do teste que poderia lhe garantir longevidade, livrando-a do “fantasma do câncer de mama”, Angelina, corajosamente (como afirmaram as reportagens), aceitou a amputação.

A preocupação de viver mais, e com qualidade, é um assunto que move o interesse dos seres humanos: praticar exercícios, alimentar-se bem, ter qualidade no sono, manter a auto-estima e a harmonia nos relacionamentos, são algumas das “dicas” que constantemente ouvimos falar para termos vida longa.

Contudo, o ato de mutilar o corpo como forma de previnir a morte, nem sempre é a opção mais comumente aceita.

No Sermão da Monte, Jesus discutiu o tema da vida eterna, falando sobre a necessidade de realizarmos alguns tipos de amputações para nos preservarmos da morte:
“Se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo”. Mateus 18.8,9.

Jesus, nessa passagem, refere-se à necessidade de tomarmos algumas ações radicais para a preservação da nossa alma. Ele não se refere à castração do corpo, mas à necessidade de rompermos com qualquer coisa que, eventualmente, venha a nos afastar de Deus.
Entrar na vida ou ser lançado no fogo eterno transcende à expectativa de vida aqui na terra, ansiosamente buscada pelas pessoas. Jesus está falando sobre viver eternamente com Deus, ou separar-se d’Ele para sempre.
Disso dependem todas as ações que realizamos por meio do nosso corpo, e que muitos de nós não estamos dando o devido valor.
– Em que tipo de negócios temos colocado as nossas mãos?
– O que tem atraído a nossa atenção, a maior parte do tempo?
– Para que lugares nossos pés têm nos levado na estrada da vida?

Se nossas mãos, pés, olhos ou qualquer outro elemento do nosso ser, têm se inclinado numa direção que nos afasta de Deus, Jesus recomenda que tomemos uma atitude radical, abandonando tais práticas.
Todos os dias temos sentido os resultados de decisões mal tomadas que só nos levam à tristeza, à angústia e à desilusão.
Muitas vezes percebemos que precisamos mudar de direção, dando um novo rumo à nossa vida, mas não sabemos o que fazer, nem por onde começar…
Que tal começarmos rompendo com as más escolhas? Sim, porque em questões que atraem o nosso coração, é nossa decisão seguirmos em frente ou pararmos, evitarmos, fugirmos, se for preciso.
Em Provérbios 22.3, a Bíblia afirma:
“O prudente vê o mal e passa longe, mas o insensato, passa adiante e sofre a pena.”
Onde está a sensatez das nossas ações? Temos sido prudentes ou impulsivos?
A vida é fruto de pequenas e grandes escolhas. A opção por uma vida abençoada e tranquila, requer de nós esforço para evitarmos os maus caminhos.
Somente em Cristo encontramos a força necessária para amputarmos a mentira, a inveja, os negócios excusos, as traições, as murmurações e tudo o mais que nos afaste de Deus. 
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos, atentos às suas orações.” I Pedro 3.12.
Que Deus nos ajude a fazermos as escolhas certas, inclusive de caminhar com Ele, amando-O, reverenciando-O e O adorando.

 

Priscila David.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em junho 13, 2013 9:34 am em Mensagens

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: